quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mas, afinal, o que é essa tal de Fibromialgia?


O termo Fibromialgia significa dores nos músculos e tecidos conectivos fibrosos (ligamentos e tendões).

Hipocondríacos de plantão, não vão achar que qualquer preguiçoso com um pouco de dor possui Fibromialgia! Essa síndrome é um conjunto de sintomas clínicos repetitivos, sem causa aparente. Como não há um exame laboratorial para diagnosticá-la, geralmente os exames são feitos por exclusão.

Afeta principalmente mulheres, entre 30 e 50 anos e não se sabe ainda o que desencadeia. Alguns médicos nem a consideram, mas desde 1990 já tem CID e começou a ser profundamente estudada.

Vou citar aqui alguns dos sintomas mais comuns (e que eu tenho) para facilitar o entendimento. Entendam que há muitos outros sintomas, estes são os meus:

  • Dor muscular difusa em todo o corpo
  • Dor em pelo menos 11 dos 18 pontos de pressão do corpo
  • Distúrbios do sono - dificuldade para dormir, sono leve ou sono não reparador, acordar várias vezes no meio da noite, sonolência diurna (grande consumista de "Red Bull")
  • Fadiga, semelhante à causada pela gripe - principalmente por causa da insônia
  • Sensações de que tem algo andando na pele (como fios de cabelo ou insetos)
  • Mudanças de humor constante ou irritabilidade (irritável, eu?!?! imagina!!)
  • Enxaquecas
  • A Síndrome do Cólon Irritável
  • A Síndrome da Bexiga Irritável (similar à incontinência urinária, mas não tão severa)
  • Hipersensibilidade a ruídos
  • Hipersensibilidade a odores (quer me espantar e só comer uma banana)
  • Pele sensível (alergia ao próprio suor será que conta??)
  • Fôlego curto
  • Sensação freqüente de muito frio ou muito calor
  • Temperatura corporal abaixo de 35,5 graus
  • Pressão arterial baixa, até abaixo de 10 por 6
  • Congestão Nasal

É algo bem difícil de diagnosticar, pois são sintomas aparentemente aleatórios, e a menos que você conte para um reumatologista toda a sua vida você vai levando cada sintoma como uma "característica pessoal" a mais.

Algo engraçado - fui perguntar para minha gastro "por que quando eu durmo pouco eu tenho dores abdominais e enjôos no outro dia?", e ela não soube me responder...
Repeti a pergunta para o meu reumato e, adivinha a resposta?! É apenas mais um dos sintomas da fibromialgia!

2 comentários:

  1. Conta mais sobre esses dezoito pontos de pressão!

    ResponderExcluir
  2. Não sei direito por que são esses pontos, mas vc pode vê-los aqui: http://www.fibromialgiabrasil.com.br/SFM.htm#diagnostico

    O do joelho quase me faz gritar de dor...

    ResponderExcluir